Instituto Cultural de Ponta Delgada

Agenda

 
Divulgação/Notícias/Convites

ARQUEOLOGIA NOS AÇORES - UMA BREVE HISTÓRIA | de José Luís NetoApresentação do livro | Convite

06 de Dezembro de 2018 às 18:00 - 19:00 Local: Instituto Cultural de Ponta Delgada

“Arqueologia nos Açores – Uma Breve História”, de José Luís Neto, numa edição do Instituto Açoriano de Cultura, é a primeira obra sobre esta matéria que se publica nos Açores e será apresentada por Isabel Soares de Albergaria no próximo dia 6 de dezembro, pelas 18h00, no Instituto Cultural de Ponta Delgada.

A missão da arqueologia é, por um lado, ajudar-nos a perceber o passado e a ação humana e, por outro, permitir a preservação e narração da história e do património cultural. Ao identificar e datar os vestígios deixados pelas gerações anteriores permite um entendimento mais rigoroso dos factos e acontecimentos dos nossos antepassados nos Açores. O livro reflete, de forma despretensiosa, o que têm sido os trabalhos arqueológicos levados a cabo na Região e constitui-se como a primeira visão de conjunto e como o primeiro manual de arqueologia dos Açores. Sendo a arqueologia um trabalho coletivo, esta obra é, pois, o reflexo singular do labor de quantos, ao longo dos tempos, a ela se têm dedicado no arquipélago. “Arqueologia nos Açores – Uma Breve História” é, como o título indica, uma interpretação breve e possível do tema, reunindo e sintetizando todos esses trabalhos, tendo em vista a divulgação dos mesmos junto de quem vive ou visita os Açores. Não explora apenas os achados arqueológicos encontrados nas várias intervenções efetuadas, mas antes, ao reunir o escavado, algum edificado e alguma documentação, procura reconstruir imagens sobre vários aspetos que envolvem a arqueologia enquanto fenómeno cultural nos Açores.

O autor, José Luís Neto, é licenciado, mestre e doutor em Arqueologia. Trabalhou em inúmeras prospeções e escavações, de norte a sul e ilhas, tendo desenvolvido relevante trabalho no estudo e recuperação do património, procurando também dinamizar e desenvolver a arqueologia, nomeadamente com o Roteiro do Património Cultural Subaquático e as Cartas de Risco dos Açores. É autor de uma dezena de livros e de três centenas de artigos nos domínios da arqueologia, arte, história e filosofia, que desenvolve em paralelo com o seu interesse pelo teatro e artes, bem como pela literatura, tendo já publicados um livro de contos, dois romances e uma dramaturgia.

Isabel Soares de Albergaria, licenciada em História-variante História da Arte, mestre em História da Arte Contemporânea e doutorada em História da Arquitetura, é docente da Universidade dos Açores desde 2007. Autora de várias obras, o seu campo de investigação está relacionado com as artes e o património, em particular com o património arquitetónico e paisagístico. Tem desenvolvido estudos sobre a arquitetura doméstica (urbana e rural) e história da paisagem da Idade Moderna e Contemporânea, particularmente no contexto da Macaronésia (Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde) através de múltiplas abordagens: tipológicas, construtivas e morfológicas. Mais recentemente, tem-se envolvido em estudos de turismo cultural e criativo.


Retroceder
Fechar