Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Colégio de São Francisco Xavier - Ponta Delgada (São Miguel, Açores)

  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.01147
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1939 - 1942
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, 65x90 mm, gelatina e sais de prata
Autoria/Produção: n/a
Entidade Detentora: Coleção particular
Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

A professora Hermínia Augusta Águeda Valente e suas alunas, no Colégio de São Francisco Xavier, quando este funcionava na antiga residência de Thomas Hickling, no Largo Almirante Dunn, em Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores).

Na imagem identificam-se, da esquerda para a direita: 1 - Hermínia Augusta Águeda Valente (1896-1984), 2 - Maria da Luz Fisher Berquó de Aguiar (1924-), 3 - Maria Emília Silveira de Medeiros Rebelo Arruda, 4 - [não identificada], 5 - Maria Antónia Furtado Taveira de Medeiros Franco, 6 - Maria da Conceição Furtado de Medeiros Franco, 7 - Maria do Bom Sucesso Furtado Taveira de Medeiros Franco, 8 - [não identificada], 9 - Maria Natália Silveira de Medeiros Rebelo Arruda (1924-), 10 e 12 - [não identificadas].

O Colégio de São Francisco Xavier foi originalmente fundado em 1893, sob a regência de um grupo de religiosas francesas da Congregação de São José de Cluny, daí ser popularmente designado de "Colégios das Mères". Na sequência da implantação da República, em 1910, o colégio seria encerrado e as religiosas expulsas de Ponta Delgada. Em 1932, reabriu sob o impulso do Padre Francisco Xavier Vaz Pacheco de Castro, tendo as Irmãs de São José de Cluny sido de novo convidadas para orientar o colégio. Funcionou então na antiga residência de Thomas Hickling, no Largo Almirante Dunn; tendo sido depois transferido, em 1943, para o Convento de Nossa Senhora da Esperança, no Campo de São Francisco. Mais tarde, no início da década de 1960, o colégio mudar-se-ia para um novo edifício, construído de raiz, na Rua Agostinho Pacheco.

Condições de Reprodução:

Livre acesso

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Ensino : Escolas e colégios : Alunos e professores : Colégio de São Francisco Xavier : Colégio das Mères : Congregação de São José de Cluny : Casa Thomas Hickling : Ponta Delgada (São Miguel, Açores) : 1939-1942

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: JBL-Diversos.Imagem.010]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 02 Agosto de 2019 às 12:09
Data de Modificação: 08 Julho de 2021 às 10:57
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO