Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Instituto de Educação Física - Ponta Delgada (São Miguel, Açores)

  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.01761
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1923
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, 215x275 mm, gelatina e sais de prata
Autoria/Produção: n/a
Entidade Detentora: Gustavo Manuel Soares Moura
História Custodial e Arquivística:

Gustavo Manuel Soares Moura (1934-2019), natural de Ponta Delgada, filho de Gustavo Palhinha Moura e de sua mulher Maria Clélia Soares. Casado com Maria Antonieta da Silva Cabral de Medeiros. Jornalista e empresário, foi durante largos anos diretor do jornal Açoriano Oriental. Condecorado com a Medalha Naval Vasco da Gama e com a Ordem de Mérito.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

Equipa de futebol, de 1.ª categoria, do Instituto de Educação Física, vestindo camisola preta e branca. Do lado direito, em pé, o guarda-redes Augusto Moura Júnior (1900-1982). Fotografia datada de 10 de junho de 1923.

Dá os primeiros passos em 1921 - no seguimento de uma campanha na imprensa para o desenvolvimento do exercício físico entre a juventude local e da tentativa frustrada de se criar o Ginásio Clube Micaelense - o Instituto de Educação Física, para além do futebol, ainda promovia as modalidades de ténis, remo e tiro, entre outras. As suas primeiras equipas de futebol eram formadas: a de 1.ª categoria, por José Tavares (guarda-redes), Audítico dos Santos e Egídio Costa (defesas), Jácome Torrão e Manuel de Jesus (médios), António da Cunha, Rego Lima, Pereira Gomes, Duarte Tavares e Joaquim Sousa (avançados); e, a de 2.ª categoria, por Manuel Andrade (guarda-redes), Humberto Correia e Augusto Moura (defesas), José da Costa, Leonel Tavares e José Rodrigues (médios), José Pacheco, Álvaro Correia, Hipólito Correia, Jorge Moura e José Cymbron (avançados). Os estatutos do Instituto de Educação Física foram redigidos por Agnelo Casimiro em 1923. Em finais de 1924 desaparece, para dar lugar ao Club Atlético Micaelense.

Para mais notícias sobre o Instituto de Educação Física ver: João Pacheco de Melo, A Associação de Foot-ball de Sam Miguel: Subsídios para a História da Associação de Futebol de Ponta Delgada, Ponta Delgada: Associação de Futebol de Ponta Delgada, 2006; Jornal Diário dos Açores, A. 51, N.º 8901 (1921-10-17) e Jornal Correio dos Açores, A. 2, Nº 425 (1921-10-18).

Condições de Reprodução:

Livre acesso

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Lazer e desporto : Futebol : Instituto de Educação Física : Ponta Delgada (São Miguel, Açores) : 1923

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: GSM-Diversos.Imagem.001]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 29 Setembro de 2020 às 17:25
Data de Modificação: 07 Outubro de 2020 às 18:31
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO