Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Chegada a Ponta Delgada do coronel Fernando Borges, Delegado Especial do Governo da República nas Ilhas Adjacentes - Ponta Delgada (São Miguel, Açores)

  • Arquivo
  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.01868
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1931
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, 320x390 mm, gelatina e sais de prata
Autoria/Produção: n/a
Entidade Detentora: Gustavo Manuel Soares Moura
História Custodial e Arquivística:

Gustavo Manuel Soares Moura (1934-2019), natural de Ponta Delgada, filho de Gustavo Palhinha Moura e de sua mulher Maria Clélia Soares. Casado com Maria Antonieta da Silva Cabral de Medeiros. Jornalista e empresário, foi durante largos anos diretor do jornal Açoriano Oriental. Condecorado com a Medalha Naval Vasco da Gama e com a Ordem de Mérito.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

Chegada do coronel Fernando Augusto Borges (na imagem, ao centro, com um ramo de flores na mão), a Ponta Delgada (ilha de São Miguel, Açores), no dia 22 de abril de 1931. Comandava as tropas expedicionárias enviadas ao arquipélago dos Açores, no seguimento da Revolta de abril de 1931 (ou Revolta das Ilhas), um levantamento militar contra o governo da Ditadura Nacional de 1926-1933. Iniciada no arquipélago da Madeira a 4 de abril, por militares políticos civis opositores ao regime ali deportados, a revolta alastrou-se dias depois aos Açores, nomeadamente às ilhas de São Miguel, Terceira, Graciosa e São Jorge. Ao contrário dos revoltosos da Madeira, a sublevação dos deportados dos Açores não recebeu apoio popular, nem da maioria das guarnições militares, tendo-se já rendido quando os efetivos expedicionários enviados pelo governo para debelar a revolta chegaram às ilhas açorianas. Fotografia tirada no Largo da Matriz, em frente à Igreja-matriz de São Sebastião.

Fernando Augusto Borges (1880-1949), era natural de Angra do Heroísmo, filho de Fernando Augusto Borges da Costa e de sua mulher Maria Augusta Mendes Fagundes. Casou com Angelina da Conceição de Brito Caeiro. Foi oficial do exército português, atingindo a patente de general. Apoiante de Sidónio Pais e do regime saído do golpe de estado de 28 de maio de 1926, que resultou na queda da 1.ª República portuguesa e na instauração da ditadura e do Estado Novo. Exerceu diversos cargos de grande importância político-militar, entre eles o de Delegado Especial do Governo da República nas Ilhas Adjacentes, no período que se seguiu à Revolta de abril de 1931 (ou Revolta das Ilhas). Colaborou em diversos jornais e dedicou-se à historiografia militar, em especial estudando temas referentes aos Açores.

Para mais notícias sobre a chegada ver: Jornal Correio dos Açores, A. 11, Nº 3163 (1931-04-22) e números seguintes.

Inscrições:

No verso: "1931 Abril".

Condições de Reprodução:

Livre acesso

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Política : Revolução : Revolta de abril de 1931 : Revolta das Ilhas : Fernando Augusto Borges (1880-1949) : Largo da Matriz : Ponta Delgada (São Miguel, Açores) : 1931

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: GSM-Diversos.Imagem.068]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 14 Outubro de 2020 às 18:09
Data de Modificação: 16 Outubro de 2020 às 12:42
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO