Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Cortejo cívico em homenagem a Roberto Ivens e Hermenegildo de Brito Capelo - Ponta Delgada (São Miguel, Açores)

  • Arquivo
  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.00489
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1885
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, 130x180 mm, albumina
Autoria/Produção: António José Raposo - Photographia Artistica (Ponta Delgada, Portugal)
Entidade Detentora: Coleção particular
História Administrativa / Biográfica / Familiar:

António José Raposo (1838-19??), natural de Vila Franca do Campo, foi um dos primeiros e mais conhecidos fotógrafos micaelenses. Aprendeu a fotografar com o pintor e fotógrafo sueco M. J. Schenk e com o fotógrafo alemão Carl Fredrich Johann Reeckell, que passaram por Ponta Delgada na década de 1860, tendo deste último herdado alguns clichés. Foi proprietário da Photographia Artistica, estabelecida desde 1870 na Rua da Esperança (hoje Rua Gil Montalverne de Sequeira), n.º 19, em Ponta Delgada. São notáveis as suas fotografias de costumes populares – retratados em estúdio – e de aspetos da vida quotidiana e da paisagem rural. São também da sua autoria um interessante conjunto de fotografias, retratando a visita dos reis Carlos I de Portugal e Amélia de Orleães à ilha de São Miguel, em 1901.

História Custodial e Arquivística:

Coleção Gualter Serpa Afonso (1878-1956), fotógrafo amador, natural de Ponta Delgada, funcionário da Casa Bensaúde.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

Cortejo cívico em homenagem a Roberto Ivens (1850-1898) e Hermenegildo de Brito Capelo (1841-1917), realizado em Ponta Delgada (ilha de São Miguel), a 6 de dezembro de 1885. No seguimento da celebrizada travessia entre Angola e a costa do Índico, efetuada por aqueles dois exploradores, entre 6 de Janeiro de 1884 e 20 de Setembro de 1885, a cidade de Ponta Delgada, de onde Roberto Ivens era natural, resolveu comemorar o feito com uma sessão de homenagem no Teatro Micaelense, no dia 5 de dezembro do mesmo ano, e um participado cortejo cívico, no dia seguinte, onde se incorporaram autoridades, corporações e distintos membros da sociedade local. Na imagem o Carro da Imprensa, da Associação Tipográfica, que integrou o referido cortejo.

O jornal A Persuasão, do dia 16 de dezembro de 1885, num número inteiramente dedicado aos dois exploradores, descreve o carro dizendo: "Tinha o carro da imprensa 3 met. de comprimento e 1m,80 de largura. Em cada canto erguia-se uma columna dourada encimada por corôa de carvalho e louro natural, era rodeado por uma balaustrada composta de lyras azues e brancas, tendo prezas nas suas cordas os títulos de todos jornaes michaelenses em publicação, e d'alguns que já não existem. Nos cantos da balaustrada viam-se quatro escudos com as armas de Ponta Delgada; havendo no meio d'eles mais quatro, dois com emblemas typographicos e dois com as estrofes seguintes: A Imprensa - Guttemberg foi levando lux/ Surgindo radiante á flux/ De negro abysmo profundo:/ Mais brilhante de que o sol/ Faz da imprensa um pharol/ Que ilumina a todo o mundo!/ A Ivens e Capello - Salvé! salvé! vencedores!/ Expostos a mil rigores/ Vós podesteis triumphar!/ Tremula o pendão das quinas,/ E Portugal - das ruinas/ Surge p'ra vos abraçar! Estas sextilhas foram feitas pelo typographo sr. Manoel Pereira de Lacerda. Todos os escudos eram ladeados por bandeiras portuguezas. No centro do carro erguia-se uma columna dourada de 50 cm de circumferencia e 2m,60 d'altura, encimada por escudo representando as armas da imprensa. Do alto d'esta columna partiam umas fitas azues e brancas, que vinham prender-se nas columnas dos cantos, com astas legendas em letras douradas: Homenagem da Imprensa/ Gloria aos exploradores/ Roberto Ivens / Brito Capello. A meio da columna central via-se um escudo, tambem com as armas da cidade, ladeado por bandeiras portuguezas. Sobre o estrado do carro, iam em bonita disposição um prelo typographico, caixas de typo, e diversos utensílios typographicos."

Para mais informações sobre o assunto, ver: Carlos Falcão Afonso, "As Consagrações Cí­vicas a Brito Capelo e Roberto Ivens", in Revista Insulana, vol. LXVI (2010), pp. 49-74; Jornal A Persuasão, Ano 24, n.º 1246 (1885-12-16); Arquivo dos Açores, vol. VIII, Ponta Delgada, 1886, pp. 212-214.

Inscrições:

Na frente: "Cortejo civico em honra dos Exploradores Capello e Ivens em Ponta Delgada a 6 de Dezembro de 1885. Carro da Imprensa"; e, no verso: "Gualter S[erpa] Afonso".

Condições de Reprodução:

Restrita, mediante autorização da entidade detentora

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Sociedade : Homenagens : Cortejo cívico : Roberto Ivens (1850-1898) : Hermenegildo Carlos de Brito Capelo (1841-1917) : Ponta Delgada (São Miguel, Açores) : 1855

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: CFA-Diversos.Imagem.003]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 19 Abril de 2018 às 15:12
Data de Modificação: 19 Março de 2021 às 11:17
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO