Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

António Manuel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque (1.º Visconde das Laranjeiras), e os filhos Manuel e Duarte Borges de Medeiros da Costa Araújo e Albuquerque

  • Arquivo
  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.00634
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1870 - 1884
Dimensão e Suporte Positivo, papel, p/b, carte-cabinet (≅ 108x165 mm), albumina
Autoria/Produção: António José Raposo - Photographia Artistica (Ponta Delgada, Portugal)
Entidade Detentora: Coleção particular
História Administrativa / Biográfica / Familiar:

António José Raposo (18??-19??), um dos primeiros e mais conhecidos fotógrafos micaelenses. Foi proprietário da Photographia Artistica, estabelecida desde 1870 na Rua da Esperança (hoje Rua Gil Montalverne de Sequeira), n.º 19, em Ponta Delgada. São notáveis as suas fotografias de costumes populares, retratados em estúdio, e de aspetos da vida quotidiana e da paisagem rural.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

António Manuel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque (1816-1884), natural de Ponta Delgada, filho de Manuel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque e de sua mulher Maria Carlota Álvares Cabral, 1.ºs Barões das Laranjeiras. Casou duas vezes, a 1.ª com Ana Júlia Borges da Câmara Medeiros e a 2.ª com sua cunhada Mariana Augusta Borges da Câmara Medeiros. Foi 2.º Barão e 1.º Visconde das Laranjeiras.

Foi filho do 1.º casamento Manuel de Medeiros da Costa Araújo e Albuquerque (1848-1914), natural de Ponta Delgada, que casou com Elisa Brown da Ponte. Foi adido à Legação de Portugal em Paris, várias vezes Deputado da Nação, Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, Cavaleiro e Comendador da Ordem de Cristo, da Legião de Honra (França) e São Salvador (Grécia), e 2.º Visconde das Laranjeiras.

Foi filho do 2.º casamento Duarte Borges de Medeiros da Costa Araújo e Albuquerque (1851-1899), natural de Ponta Delgada, que casou com Quitéria Leopoldina Rebelo Leite Botelho de Teve. Foi Fidalgo Cavaleiro da Casa Real e 3.º Barão das Laranjeiras.

Condições de Reprodução:

Restrita, mediante autorização da direção do ICPD

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Carte-cabinet
Assunto:

Retrato : Retrato de estúdio : António Manuel de Medeiros da Costa Canto e Albuquerque, 2.º Barão e 1.º Visconde das Laranjeiras (1816-1884) : Manuel de Medeiros da Costa Araújo e Albuquerque, 2.º Visconde das Laranjeiras (1848-1914) : Duarte Borges de Medeiros da Costa Araújo e Albuquerque, 3.º Barão das Laranjeiras (1851-1899)

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: LIB-Album.06.Imagem.003]
Data de Criação: 06 Julho de 2018 às 16:20
Data de Modificação: 26 Março de 2019 às 14:31
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO