Instituto Cultural de Ponta Delgada

Revista Insulana

Pesquisar

A Insulana é uma revista de cultura açoriana, órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada. Possui publicação corrente desde 1944, com periodicidade anual.

Ao longo das décadas tem apresentado um conteúdo eclético, tendo como fio condutor as atividades do Instituto e as temáticas de raiz açoriana. Entre as matérias publicadas destacam-se temas da história e da etnografia, estudos biográficos, variados ensaios literários, filosóficos e artísticos, assim como ficção e poesia de diversos autores açorianos ou versando temática açoriana.

Nesta página facultamos (em formato PDF pesquisável) todos os volumes da Insulana que foram editados desde 1944, com a exceção dos últimos dez anos publicados que só poderão ser consultados em papel.

A Insulana é presentemente dirigida por Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, sendo responsáveis pela redação José Luís Brandão da Luz e Pedro Pascoal de Melo.

As normas de apresentação de artigos encontram-se aqui disponibilizadas para consulta, devendo qualquer dúvida ser esclarecida junto a direção da revista através do email: geral@icpd.pt.

A informação retirada da Insulana deve ser referenciada tendo em conta os seguintes elementos essenciais: Autor, título do artigo, título da publicação, local de publicação, indicação de volume, paginação inicial e final do artigo e data de publicação. Exemplo: RODRIGUES, Henrique de Aguiar Oliveira. O Instituto Cultural de Ponta Delgada: marcos do seu percurso. Insulana, Ponta Delgada, v. 69, p. 7-41, 2013.

Fechar