Instituto Cultural de Ponta Delgada

Agenda

 
Exposições/Atividades

"DE DENTRO DE", DE JOANA FRANCOWalk&Talk 2021

16 a 24 de Julho de 2021 às Local: Instituto Cultural de Ponta Delgada

Em de dentro de Joana Franco propõe uma experiência fenomenológica dos sentidos. O seu processo baseia-se no conhecimento empírico sobre o que é apreendido pela ação performativa, um pilar do fazer. O fazer como consequência do “estar”, age a partir da ideia de corpo sobre um campo visual exterior/interior. O campo visual interior não é obstruído por fatores externos, resultando na sua projeção no espaço, e funcionando em simultâneo como área e matéria de execução. 

A partir da experiência vivida pela autora, procura-se intentar uma linguagem expressiva, proveniente do seu estar no espaço e que lhe permite ver o intangível refletido num espaço material, entendido. 

Os termos exterior e interior são aplicados tanto de forma figurativa como metafórica, sendo construída uma estrutura cúbica, um ninho, onde Joana irá trabalhar no decorrer de quatro dias. O cubo e o seu espaço envolvente serão habitados de modo a que tenha acesso interior e exterior ao objeto, criando assim um distanciamento quase simbólico entre o criador e a criação. Joana Franco aproxima-se do ponto de vista do visitante da peça, no durante da sua execução, pondo-se assim no lugar tanto de quem faz como de quem vê.

Joana Franco (2001). Nasceu em Ponta Delgada, S.Miguel, onde residiu até iniciar estudos superiores na Royal Academy of Art The Hague, Países Baixos, onde atualmente reside e estuda escultura.

Para mais informações ver: Walk&Talk - Festival de Artes (andafala.org)

Abertura: 17 de julho - 19h.

Exposição patente de 16 a 24 de julho, de 2.ª feira a sábado, das 17 às 20 horas.

Entrada gratuita, limitada à lotação do espaço.

 


Retroceder
Fechar