Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Luís Bernardo Leite de Ataíde e Aires Jácome Correia (1.º Marquês de Jácome Correia)

  • Arquivo
  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.01652
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1885 - 1890
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, carte-cabinet (≅ 108x165 mm), albumina
Autoria/Produção: António José Raposo - Photographia Artistica (Ponta Delgada, Portugal)
Entidade Detentora: Ana Margarida de Bettencourt Azevedo Mafra
História Administrativa / Biográfica / Familiar:

António José Raposo (1838-19??), natural de Vila Franca do Campo, foi um dos primeiros e mais conhecidos fotógrafos micaelenses. Aprendeu a fotografar com o pintor e fotógrafo sueco M. J. Schenk e com o fotógrafo alemão Carl Fredrich Johann Reeckell, que passaram por Ponta Delgada na década de 1860, tendo deste último herdado alguns clichés. Foi proprietário da Photographia Artistica, estabelecida desde 1870 na Rua da Esperança (hoje Rua Gil Montalverne de Sequeira), n.º 19, em Ponta Delgada. São notáveis as suas fotografias de costumes populares – retratados em estúdio – e de aspetos da vida quotidiana e da paisagem rural. São também da sua autoria um interessante conjunto de fotografias, retratando a visita dos reis Carlos I de Portugal e Amélia de Orleães à ilha de São Miguel, em 1901.

História Custodial e Arquivística:

Ana Margarida de Bettencourt Azevedo Mafra (n.1956), natural de Ponta Delgada, filha de Abel Azevedo Mafra e de sua mulher Luísa Isabel Ataíde Bettencourt.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

Luís Bernardo Leite de Ataíde, à esquerda, e Aires Jácome Correia (1.º marquês de Jácome Correia), à direita.

Luís Bernardo Leite de Ataíde (1883-1955), natural de Ponta Delgada, filho de Augusto de Ataíde Corte Real da Silveira Estrela e de sua mulher Maria Constantina Rebelo Leite Botelho de Teive. Casou com Maria Luísa Vasconcelos Soares de Albergaria. Formado em Direito, pela Universidade de Coimbra. Distinguiu-se como pintor, etnógrafo e historiador de arte. Foi sócio fundador do Instituto Cultural de Ponta Delgada, bem como das seções de arte e de etnografia do Museu Carlos Machado que dirigiu durante largos anos. Durante a 2.ª Campanha Autonomista Açoriana, em 1921, foi eleito deputado liberal pelo círculo eleitoral de Ponta Delgada, integrando a comissão encarregue de estudar a reforma do estatuto das Juntas Gerais Autónomas.

Aires Jácome Correia (1883-1937), natural de Lisboa, filho de Pedro Jácome Correia e de sua mulher Libânia Amélia Ferreira, 1.ºs condes de Jácome Correia. Casou com Joana de Chaves Cymbron Borges de Sousa. Grande proprietário, herdeiro dos vastos domínios de sua família na ilha de São Miguel, e adido à embaixada de Portugal em Londres. Notabilizou-se como filantropo e como historiador, tendo publicado vários estudos sobre os Açores. Em 1901, aquando da visita oficial aos Açores dos reis D. Carlos I e D. Amélia de Portugal, hospedou o casal régio em sua casa, o Palácio Jácome Correia (hoje denominado Palácio de Santana), que para a ocasião foi elevada a Paço Real. Foi 2.º conde e 1.º marquês de Jácome Correia.

Inscrições:

Na frente: "Luiz Bernardo Rebello Athaide. Ayres Jacome Corrêa".

Condições de Reprodução:

Restrita, mediante autorização da entidade detentora

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Carte-cabinet
Assunto:

Retrato : Retrato de estúdio : Luís Bernardo Luís de Ataíde (1852-1955) : Aires Jácome Correia, 1.º marquês de Jácome Correia (1883-1937)

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: ABM.Diversos-Imagem.001]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 12 Agosto de 2020 às 11:07
Data de Modificação: 06 Julho de 2021 às 11:01
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO