Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Bruno Silvano Tavares Carreiro e António Joaquim de Sousa Júnior

  • Arquivo
  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.02494
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1909
Dimensão e Suporte Original: Positivo, papel, p/b, 150x225 mm, gelatina e sais de prata
Autoria/Produção: José Pacheco Toste - Photographia Central - Foto Toste (Ponta Delgada, Portugal)
Entidade Detentora: Coleção particular
História Administrativa / Biográfica / Familiar:

José Pacheco Toste (1850-1923), aprendeu a fotografar com Mariano José Machado, tendo iniciado a sua carreira como fotógrafo ambulante. Em 1875 estabeleceu a Photographia Central, na Rua do Valverde (hoje Rua Manuel Inácio Correia), em Ponta Delgada, primeiro no n.º 48 e depois no n.º 58. Mais tarde o estabelecimento passou a ser conhecido como Foto Toste, já sob a direção da filha Maria das Dores Amorim Toste e do genro Jacinto Óscar Dias Rego (1871-1950), mantendo atividade até aos anos 1950. Com morte deste último, a família encerrou a fotografia, vendendo o seu espólio ao fotógrafo Gilberto Nóbrega.

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Outra
Âmbito e Conteúdo:

Bruno Silvano Tavares Carreiro, à esquerda, e António Joaquim de Sousa Júnior, à direita.

Bruno Silvano Tavares Carreiro (1857-1911), natural de Ponta Delgada, filho de Inácio Tavares Carreiro e de sua mulher Ana Leopoldina das Neves Cordeiro. Formado em Medicina, pela Universidade de Coimbra. Médico cirurgião, foi director de cirurgia do Hospital de Ponta Delgada e Delegado de Saúde do distrito de Ponta Delgada. É autor de vários artigos e relatórios médicos publicados em jornais da especialidade, nomeadamente no Arquivo Médico dos Açores. Estudioso da flora micaelense, deixou ao Museu Carlos Machado um notável herbário que começou a coligir desde os tempos de estudante em Coimbra.

António Joaquim de Sousa Júnior (1871-1938), natural da Praia da Vitória, filho de António Joaquim de Sousa de Ornelas e de sua mulher Maria Júlia de Lemos. Casou com Rosária Fernandes. Formado em Medicina. pela Escola Médico-Cirúrgica do Porto. Foi médico, político e professor. Exerceu os cargos de professor e diretor da Escola Médico-Cirúrgica do Porto, deputado à Assembleia Nacional Constituinte, presidente do Senado Municipal do Porto, vice-reitor da Universidade do Porto, director geral da Estatística, senador da República e ministro da Instrução Pública. Condecorado com a grã-cruz da Ordem de Cristo.

Inscrições:

No verso: "Ao Dr. Diniz [Moreira da Mota]. Lembrança do jantar ao Dr. [António Joaquim de] Sousa J[únio]r em minha casa em 3 de Maio de 1909. Bruno T[avares] Carreiro. 31/5/[19]09".

Condições de Reprodução:

Restrita, mediante autorização da entidade detentora

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Retrato : Retrato de estúdio : Retrato de grupo : Bruno Silvano Tavares Carreiro (1857-1911) : António Joaquim de Sousa Júnior (1871-1938)

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Coleção particular [Ref.ª: BAA-Diversos.Imagem.061]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 06 Maio de 2021 às 16:19
Data de Modificação: 25 Outubro de 2021 às 12:15
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO