Publicado a, 17 Janeiro de 2019
O Instituto Cultural de Ponta Delgada tem o grato ensejo de noticiar que a Assembleia da República, no passado dia 17 de janeiro, levou a efeito o lançamento do livro intitulado Ernesto Hintze Ribeiro: uma biografia política (1849-1907) da autoria de Isabel Cluny. A obra, com a chancela editorial da Divisão de Edições da Assembleia da República, foi apresentada pelo Professor Doutor Pedro Tavares de Almeida, autor do prefácio da obra. A cerimónia de lançamento foi presidida pelo Sua Excelência o Senhor Vice-Presidente da Assembleia República, Doutor Jorge Lacão, tendo estado presente o Doutor Jaime Gama, antigo Presidente da Assembleia da República e o Dr. Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues, Presidente do Instituto Cultural de Ponta Delgada, instituição que desde o início colaborou no processo de investigação que culminou com a edição desta obra - uma biografia que vem dar a conhecer uma das mais eminentes personalidades nacionais da segunda metade do século XIX e início do século XX, e cuja ação política constitui um marco assinalável.
Neste âmbito, a ação do Instituto Cultural de Ponta remonta a 2005, ano em que o Instituto Cultural, na pessoa do seu Presidente, Dr. Henrique de Aguiar, iniciou os contactos com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, Universidade dos Açores e Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, apelando para a relevância de se assinalar, em 2007, o primeiro centenário da morte do conselheiro Ernesto Rodolfo Hintze Ribeiro, e assim homenagear esse ilustre açoriano, nascido em Ponta Delgada a 7 de novembro de 1849, e que foi um dos mais notáveis políticos das últimas três décadas da monarquia constitucional. Este desiderato, concretiza-se no dia 2 de março de 2007, data histórica do aniversário da assinatura do Decreto de 1885, apogeu da primeira campanha pela autonomia administrativa dos Açores. Nesta data, realizou-se no salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada a sessão solene de homenagem a Hintze Ribeiro, marcada pela conferência do Doutor José Medeiros Ferreira e pela exposição organizada pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, guardiã do seu valioso espólio documental.
O Instituto Cultural de Ponta Delgada promoveu ainda, por intermédio dos Doutores Mota Amaral e Jaime Gama, ilustres membros do Instituto, que a Assembleia da República se associasse à homenagem, considerando a projeção nacional que Hintze Ribeiro granjeou e pelos elevados cargos políticos que desempenhou. A iniciativa teve o melhor acolhimento, tendo resultado numa prestigiante colaboração que veio culminar nesta edição da biografia política de Ernesto Hintze Ribeiro.
Em todo este processo editorial em que o Instituto se honra de ter participado, são de enaltecer a dedicação e empenhamento do Dr. Rui José Pereira Costa, diretor do Serviço Editorial da Assembleia República, e da Doutora Isabel Cluny, autora do livro, é, sem dúvida, um importante contributo para o conhecimento de uma das personalidades mais marcantes do importante período histórico da Monarquia Constitucional.
Retroceder