Instituto Cultural de Ponta Delgada

SOBRE O ICPD Notícias

APRESENTAÇÃO DA REVISTA INSULANA (N.º 71, 2015)

Publicado a, 03 Julho de 2020

A última edição da revista Insulana: Órgão do Instituto Cultural de Ponta Delgada, com o N.º 71 (2015), foi apresentada publicamente hoje, dia 3 de julho, no salão nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na presença de Henrique de Aguiar O. Rodrigues, presidente da direção do instituto, e de Maria José Duarte, presidente da câmara municipal.

Pedro Pascoal de Melo, do conselho editorial da revista, falou dos conteúdos desta edição, que conta com quatro artigos de caráter histórico, da autoria de Maria da Graça Delfim (A promoção dos Açores como região turística durante a primeira metade do século XX: ideias e concretizações), Igor Espínola de França (A primitiva igreja do Arcanjo São Miguel em Vila Franca: contributo para uma hipotética reconstituição), Maria Isabel Albergaria Sousa (Os órgãos do Convento de Santo André em Ponta Delgada: contributos para a história do órgão nos Açores) e de Jorge Félix Furtado Dias (Ação cavalo em África). Colaboram ainda, Ana Maria da C. Vasconcelos de Faria e Maia, com "Quatro memórias familiares", e Miguel Soares da Silva, com "Extratos dos Registos Paroquiais da freguesia de Santo António: Batismos - I Parte (1627-1679)".

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal realçou a importância do Instituto Cultural de Ponta Delgada, dizendo que “a História do instituto, que está ao serviço da cultura, assume um grande relevo não só para Ponta Delgada, mas também para os Açores e para Portugal. Uma história construída por pessoas do mais elevado gabarito intelectual, um legado que merece registo de reconhecimento e louvor público”.

A edição da revista contou com o patrocínio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que é assegurado através de um protocolo de cooperação com o Instituto Cultural de Ponta Delgada.

Retroceder
Fechar