Instituto Cultural de Ponta Delgada

CENTRO DE DOCUMENTAÇÃO

Arquivo

Missão Intelectual aos Açores - Lagoa (São Miguel, Açores)

  • Arquivo
Nível de Descrição: Documento simples
Código de Referência: PT/ICPD/CFD.01882
Tipo de Título: Atribuído
Datas de Produção: 1924
Dimensão e Suporte Original: Negativo, película, p/b, 85x110 mm, gelatina e sais de prata
Autoria/Produção: Aires Jácome Correia (Ponta Delgada, Açores)
Entidade Detentora: Instituto Cultural de Ponta Delgada
História Administrativa / Biográfica / Familiar:

Aires Jácome Correia (1882-1937), natural de Lisboa, fotógrafo amador e residente em Ponta Delgada. Grande proprietário, herdeiro dos vastos domínios de sua família na ilha de São Miguel, e adido à embaixada de Portugal em Londres. Notabilizou-se como filantropo e como historiador, tendo publicado vários estudos sobre os Açores. Em 1901, aquando da visita oficial aos Açores do rei D. Carlos I de Portugal e a rainha D. Amélia, hospedou o casal régio em sua casa, o então Palácio Jácome Correia e hoje denominado Palácio de Sant'Ana, que para a ocasião foi elevada a Paço Real. Foi 2.º Conde e 1.º Marquês de Jácome Correia.

História Custodial e Arquivística:

Acervo do Instituto Cultural de Ponta Delgada. Doação: Henrique de Aguiar Oliveira Rodrigues (Fevereiro, 2020).

Fonte Imediata de Aquisição ou Transferência: Doação
Âmbito e Conteúdo:

O jornalista, escritor e político Luís Cipriano Coelho de Magalhães (1859-1935), à esquerda, e o professor universitário e poeta António José Manuel de Bragança (1895-1954), à direita, na Ermida de Nossa Senhora dos Remédios, na Lagoa (ilha de São Miguel, Açores), durante a Missão Intelectual aos Açores, em maio-junho de 1924.

A Missão Intelectual aos Açores, também conhecida como Visita dos Intelectuais, foi um grupo de personalidades de relevo na vida cultural e académica portuguesa, que entre 27 de maio e 22 de junho de 1924 visitou todas as ilhas do arquipélago açoriano. Organizada por José Bruno Carreiro e o Jornal Correio dos Açores, sob a égide dos autonomistas açorianos, a missão integrava Antero de Figueiredo (escritor), José Leite de Vasconcelos (etnólogo), Teixeira Lopes (escultor e autor da maqueta do monumento a Antero de Quental, exibida nos Açores durante a estadia), Luís de Magalhães (escritor e político), Armindo Monteiro (professor de direito e especialista em questões económicas), Luís de Castro e Manuel de Bragança (professores do Instituto Superior de Agronomia), Henrique Trindade Coelho e Joaquim Manso (representantes da imprensa). Era ainda acompanhada por Oldemiro César, do Jornal O Diário de Notícias, Armando Boaventura, do Jornal A Época, Armando Boaventura e Francisco Raposo de Oliveira, do Jornal O Século, sendo este último natural da ilha de São Miguel.

O escritor Raul Brandão também esteve nos Açores no verão de 1924, mas a título pessoal, tendo a sua viagem coincidido, em parte, com a da missão. Dessa visita, das suas impressões e anotações, resultou o livro As Ilhas Desconhecidas: Notas e Paisagens, publicado em 1927, uma obra prima da literatura portuguesa, que muito influiu na formação da imagem (interna e externa) dos Açores.
Condições de Reprodução:

Livre acesso

A utilização da imagem deve ser sempre acompanhada do respetivo crédito e código de referência
Ex.: ICPD/Coleção Fotográfica Digital: PT/ICPD/CFP.*****

Tipologia Documental: Outra
Assunto:

Sociedade : Visitas e excursões : Missão Intelectual aos Açores : Visita dos Intelectuais : Luís Cipriano Coelho de Magalhães (1859-1935) : António José Manuel de Bragança (1895-1954) : Ermida de Nossa Senhora dos Remédios : Lagoa (São Miguel, Açores) : 1924

Idioma e Escrita: Português
Existência e Localização dos Originais: Instituto Cultural de Ponta Delgada [Ref.ª: ICPD-CF.00196]
Indexante: Pedro Pascoal de Melo
Data de Criação: 21 Outubro de 2020 às 15:11
Data de Modificação: 06 Maio de 2021 às 14:09
REGISTO ANTERIOR RETROCEDER PRÓXIMO REGISTO